Jump to content

Recarei

From Wikipedia, the free encyclopedia

This is an old revision of this page, as edited by 82.154.214.116 (talk) at 17:37, 10 September 2005. The present address (URL) is a permanent link to this revision, which may differ significantly from the current revision.

(diff) ← Previous revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)

Recarei: Vila do Concelho de Paredes, Distrito do Porto, Portugal.

A origem etimológica da denominação “Recarei” deriva precisamente do nome de um Rei Visigodo, Recarêdo (Segundo Pinho Leal “Recarei é corrupção de Recarêdo, nome próprio de homem que hoje se escreve e pronuncia Ricardo”) que escolheu estas terras para construir uma pousada, granja, quinta ou casa de campo. O documento (Projecto-Lei nº678/VIII) de elevação de Recarei a vila faz uma introdução histórica onde refere que: “Citado por diversas vezes, e por vários autores, Recarei é mesmo - está confirmado - um topónimo de origem Germânica.”

Durante a Guerra Civil em Portugal, Recarei foi um local de grande importância para as operações do memorável e longo Cerco do Porto que começou em Julho de 1832 e acabou em Agosto do ano seguinte. A excelente posição geográfica de Recarei, tornava-a um ponto estratégico fulcral nas acções de guerrilha e ataque ao centro populacional de maior importância naquela região, a cidade do Porto, tendo a disputa por estas terras provocado esta batalha junto ao Rio Sousa, sendo apenas mais uma no meio de muitas outras travadas na região. Depois da vitória de D. Pedro, muitos concelhos que apoiaram as forças miguelistas, foram imediatamente destituídos. Aguiar de Sousa fora um desses concelhos, deixando a freguesia da Sobreira pertencente à relação do Porto. Entretanto, o Doutor José Guilherme fez com que Paredes fosse elegido a concelho, ao qual se juntaria a freguesia de Recarei, após a desanexação da de Sobreira, no ano de 1856.

Desde que Frutuoso Álvares e Gaspar Pereira, dois abastados senhores Sobreirenses, compraram as respectivas terras ao mosteiro de Paço de Sousa em 1713, Recarei foi meramente um lugar da freguesia de Sobreira durante 143 anos. O processo de desanexação foi extremamente complicado. A grande burocracia, numa época conturbada de pós guerra civil e o facto da freguesia da Sobreira pertencer ainda à Relação do Porto, dificultou o desmembramento e a definitiva independência de Recarei. A 1 de Fevereiro de 1856 seria criada a Paróquia de Nossa Senhora do Bom Despacho e de forma definitiva por Decreto Régio no dia 27 de Novembro do mesmo ano, viria a confirmação oficial da constituição de Recarei a freguesia.

A freguesia de Recarei, hoje com cerca de 4779 habitantes (segundo os censos de 2001) foi evoluindo ao sabor dos tempos e concentra actualmente os requisitos necessários que lhe permitiram alcançar o estatuto de vila.Para que a elevação de Recarei a Vila fosse possível, foi apresentado um Projecto de Lei com o nº 32/IX, onde foram tidos em conta como condições para a elevação da mesma, vários factores de índole histórico, económico, social e cultural. Assim sendo, constam do projecto-lei aprovado por unanimidade na Assembleia da República a 1 de Julho de 2003, as Cruzes do Calvário e as Capelas de Terronhas e Bustelo como principal Património histórico-cultural, o facto de ser servida bem de perto por uma estação de comboios e possuir dois apeadeiros dentro da freguesia, possuir serviços de transportes particulares, agência bancária, dois estabelecimentos de ensino pré-escolar e quatro escolas de ensino básico, bem como ainda o facto de ter um movimento associativo rico e variado, proliferando diversas colectividades de natureza cultural, recreativa e desportiva.Desportivamente Recarei tem hoje uma piscina com dimensões semi-olímpicas, um pavilhão gimnodesportivo, dois clubes de futebol, várias associações e um clube de Caça e Pesca com sede e stand de tiro.